quinta-feira, 27 de julho de 2017

As cores das flores

2 comentários:

  1. A tecnologia pode auxiliar a melhorar a qualidade de vida de indivíduos com deficiência. No dia 02/08/2017, na escola Basílio Barbosa, localizada em Palmeira dos Índios – Alagoas, em uma turma de 1º (primeiro) ano do ensino médio, a professora de Língua Portuguesa, Edna Barros, criou um ambiente, uma sala de aula, com o uso da tecnologia, para que os alunos com deficiência auditiva, pudessem integrar-se no ambiente escolar e obter conhecimento por meio das aulas.
    As pessoas com deficiência auditiva estão cada vez mais apoderando-se do seu ambiente na sociedade. Pensando nisso, a educação inclusiva favorece ainda mais a essas pessoas no ambiente escolar, com a tecnologia é possível integrar essas pessoas no meio escolar e com o uso dessas tecnologias também é possível extrair conhecimento para a sala de aula.
    A professora Edna, com o uso de um computador, utilizou um aplicativo que tem como principal funcionalidade reconhecer a voz do usuário e traduzir do português para a língua de sinais. Isto é feito através de um avatar e conta também com um dicionário instalado com 3.700 palavras. O aplicativo é chamado ProDeaf, sua principal funcionalidade é trazer acessibilidade para usuários que se conectam com a internet.
    O aplicativo é utilizado por pessoas, alunos, que possuam alguma deficiência auditiva, foi utilizado nas aulas de Língua Portuguesa, para a leitura e compreensão de frases elaboradas pela professora, que digitou as frases no dicionário do aplicativo e o avatar reproduziu as respectivas frases em Libras, língua de sinais, os alunos também utilizaram o aplicativo com a ajuda da professora, a mesma, fez perguntas aos alunos na forma de libras, para saber se havia alguma frase desconhecida para eles, na linguagem de sinais, para que pudessem utilizar o aplicativo ProDeaf, e as palavras e frases desconhecidas pelos alunos até então, foi esclarecida com o uso do aplicativo.
    A turma de ensino médio da escola, Basílio Barbosa, que possui alunos com deficiência auditiva tem a faixa etária entre 14 e 15 anos de idade, portanto, já conhecem a Linguagem Brasileira de Sinais.

    O foco da professora, com a utilização do aplicativo, ProDeaf, foi trazer para a sala de aula a ideia de inclusão digital, e mostrar aos alunos esta ferramenta de acessibilidade, e demonstrar como ela pode ser utilizada dentro e fora da sala de aula.
    A vantagem do uso deste aplicativo, ou de outras tecnologias que fornecem acessibilidade, é que os alunos possam utilizar um computador, um celular, um tablet para o que precisar e até mesmo, serviços online, com o uso de aplicativos criados para pessoas com deficiência auditiva, que estão disponíveis nas lojas de aplicativos de seus dispositivos ou fazer download gratuito, direto da internet.
    Com a prática da educação inclusiva, foi possível mostrar o quão pode ser fácil integrar essas pessoas na sociedade, dar espaço à novas tecnologias, em todos os ambientes, e quebrar as barreias do preconceito com pessoas com deficiência, não só auditiva, visual ou física. É a tecnologia sendo utilizada para romper barreiras na comunicação.
    O aplicativo ProDeaf, é gratuito, está disponível, na Play Store e na Apple Store, e está em desenvolvimento também para as versões iOS e Windows Phone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Excelente texto mostrando alunos com deficiência auditiva, em parceria com a tecnologia através do aplicativo Prodeaf e assim facilitando sua inclusão no ambiente social.

      Excluir

TECNOLOGIA ASSISTIVA

        A  evolução tecnológica caminha na direção de tornar a vida mais fácil. Sem nos apercebermos utilizamo...